Causas da má nutrição, sarcopenia e fragilidade em idosos
Palavras-chave:
NUTRIÇÃO DO IDOSO, TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO E DA INGESTÃO DE ALIMENTOS, SARCOPENIA, ANOREXIA, DESNUTRIÇÃO, LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTOResumo
O presente estudo visou investigar publicações atualizadas sobre as causas e complicações da má nutrição no idoso e a importância da nutrição no cuidado dessa população, na qual se reconhece a relação má nutrição-fragilidade e mortalidade. Para tanto, a revisão bibliográfica realizou o rastreamento literário nas bases de dados eletrônicos: MedLINE, PsychoINFO, PUBMED, WEBOFSCIENCE e LILACS, empregando a técnica boleana. Selecionaram-se nove publicações nacionais e internacionais, divulgadas a partir do ano 2000, que contemplavam os objetivos desse estudo. A maioria dos materiais consultados relaciona a má nutrição à anorexia no idoso ocasionada principalmente pela falta de prazer em comer; problemas de dentição e mastigação; disfagia; inapetência devido a doenças ou terapêuticas aplicadas (especialmente a medicamentosa); complicações gástricas e intestinais; alterações endocrinológicas e psicológicas. A sarcopenia e a fragilidade são possíveis complicações da má nutrição no idoso, e algumas de suas consequências são: perda de peso inexplicável, fadiga, fraqueza muscular e baixo nível de capacidade física, influenciando na longevidade e qualidade de vida desses indivíduos. Este trabalho aponta a importância do nutricionista na condução de terapêutica adequada para manutenção de bom estado nutricional, com prevenção e reversão das causas da má nutrição e no cuidado da sarcopenia e fragilidade do idoso, bem como a necessidade da realização de mais estudos sobre esses assuntos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.