Estado nutricional, tempo de internação e mortalidade em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital na cidade de Maceió
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.1724Palavras-chave:
Estado Nutricional, Mortalidade, Cirurgia cardíacaResumo
Objetivo: avaliar a relação entre o estado nutricional, tempo de internação e mortalidade em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Métodos: Estudo transversal retrospectivo, realizada no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A amostra foi constituída por pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos, submetidos a cirurgias cardíacas. Os dados foram provenientes do prontuário eletrônico dos pacientes referentes à idade, estado nutricional, tempo de internação e mortalidade. Resultados: Foram analisados os dados de 220 pacientes, dos quais, 55,5% eram do sexo masculino e a média de idade foi 55,3 anos. A prevalência de mortalidade foi 7,8%. Cerca de 40% dos indivíduos eram eutróficos e o tempo médio de internação foi de 14,1 dias. Não houve associação entre estado nutricional, tempo de internamento e mortalidade. Conclusão: Constatou-se baixa frequência de desnutrição, e não houve relação com o prolongamento da permanência hospitalar e com a mortalidade dos pacientes. No entanto, o diagnóstico nutricional precoce no internamento hospitalar e o acompanhamento, além da implantação de uma dietoterapia adequada são de extrema importância para evitar declínio nutricional e possíveis complicações durante o tempo de estadia no ambiente hospitalar.
Palavras-chave: Estado Nutricional. Mortalidade. Cirurgia cardíaca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.