Atuação da Nutrição Clínica na redução de custos por produção de resíduos: economicidade em saúde.
Nutrição Clínica: Economicidade em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2020.1952Resumo
Objetivo: Descrever, a partir de um relato de caso, a atuação da nutrição clínica na redução da produção de resíduos por retorno de refeições (almoço) de pacientes hospitalizados não consumidas. Método: Após uma semana teste onde foi observado o quantitativo de refeições intactas que retornava do almoço diário dos pacientes, foram traçadas estimativas de desperdício diárias e mensais. Nesse momento foi realizado uma intervenção na atuação da nutrição clínica com objetivo de reduzir a compra de refeições evitáveis sendo esses dados coletados por três meses subsequente a intervenção. Resultados: Foi observado que o principal fator que influenciou no retorno da refeição foi o jejum seguido de alta hospitalar. Ao final do terceiro mês foi observado uma economia real de R$ 3.781,53 consequente do resultado da captação precoce das principais causas de retorno. No mês de fevereiro houve a maior redução na compra de refeições evitáveis e no mês de abril o menor retorno em número de refeições (28/mês totalizado 14 kg). Conclusão: Foi possível observar que a intervenção proposta apresentou resultado positivo na redução da produção de resíduos e custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.