Qualidade dietética, estado nutricional e desempenho acadêmico em estudantes universitários do interior de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.1953Resumo
A rotina diária do universitário favorece uma nutrição inadequada que pode desencadear um desequilíbrio nutricional favorecendo o ganho de peso e afetando a manutenção cerebral, a função cognitiva e consequentemente influenciar o desempenho acadêmico. Esse estudo tem por objetivo avaliar a associação entre a qualidade dietética, o estado nutricional e o desempenho acadêmico dos discentes de uma universidade do interior de Pernambuco. Realizou-se um estudo transversal, avaliando-se o índice de massa corporal, circunferência da cintura e, através da bioimpedância, o percentual de massa magra e gorda. Analisou-se também a qualidade dietética e o desempenho acadêmico desses universitários, através da média semestral. A amostra foi composta por 108 participantes com a mediana de idade de 20 anos, sendo a maioria do sexo feminino, nível socioeconômico classe C e do curso de Nutrição. Observou-se predomínio do estado nutricional eutrófico, com a circunferência da cintura normal e com maior prevalência de adequação do percentual de massa gorda. Apenas 9,3% dos estudantes possuíram uma alimentação balanceada. O índice de massa corporal mostrou-se significativamente associado a qualidade dietética e se correlacionou negativamente com o desempenho acadêmico. Conclui-se que o estudo apontou a relação do estado nutricional com o desempenho acadêmico, diante da qualidade da dieta dos universitários.
Palavras-chave: Desempenho Acadêmico. Sobrepeso. Obesidade. Função Cognitiva. Nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.