Percepções de professores da educação básica sobre alimentação saudável e educação alimentar e nutricional na escola
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.2063Resumo
Introdução: Desde 2018, a educação alimentar e nutricional está inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o que representa importante conquista para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar. Objetivo: Este estudo buscou investigar percepções acerca da educação alimentar e nutricional e do conceito de alimentação saudável e suas correlações contemporâneas com temas importantes como sustentabilidade, agricultura familiar e consumo de alimentos industrializados por professores da rede básica de ensino no município de Vila Velha-ES. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quali-quantitativa. Foi aplicado questionário semiestruturado com questões fechadas e abertas. A análise das questões fechadas se deu por estatística descritiva e as respostas às questões abertas foram analisadas de acordo com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Resultados: Todas as 16 professoras da escola abordada aceitaram participar do estudo. Os resultados demonstraramque as professoras possuem percepções limitadas a aspectos específicos das temáticas que envolvem a alimentação saudável, mesmo se aproximando do que é relevante na discussão atual. Pôde-se constatar também que as professoras consideram importante a abordagem do tema “alimentação saudável” na escola, apesar de se sentirem pouco capacitadas para tal. Conclusão: Sugere-se que esforços sejam unificados para que haja qualificação da comunidade escolar acerca da educação alimentar e nutricional, tornando-a efetivamente uma ferramenta de promoção da alimentação saudável na escola.
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Alimentação Saudável. Professores de Ensino fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.