Massa Gorda Relativa (RFM) como nova ferramenta de estimativa da gordura corporal: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2285Resumo
Uma alta taxa de adiposidade corporal está intimamente associada ao aumento da mortalidade, na qual vem sendo relacionada a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s), caracterizando um problema de saúde pública. Os atuais métodos para a avaliação do estado nutricional possuem suas limitações, como por exemplo, o índice de massa corporal (IMC), o qual não diferencia massa magra de massa gorda e a estimativa por método de bioimpedância (BIA), que possui um alto custo, sendo inviável para estudos populacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar a eficácia do novo índice massa gorda relativa (RFM) por meio de uma revisão sistemática baseada no método Preferred Reporting Items for Systematic Revyews and Meta-Analyses (PRISMA), o qual possui como propósito principal ajudar os autores a melhorarem suas revisões sistemáticas. O índice utiliza apenas dois dados antropométricos, sendo a estatura e a circunferência da cintura, estimando assim a porcentagem de gordura corporal total (%GCT). Tal revisão foi realizada a partir de 4 bases de dados (PubMed, Portal de periódicos Capes, Scielo e Science Direct), além de busca na literatura cinzenta (Google), onde foram encontrados 110 artigos, sendo 82 da PubMed, 26 do Portal de periódicos Capes e 2 na literatura cinzenta. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 8 artigos na revisão. Tais estudos demonstraram uma alta eficácia da RFM para estimar o percentual de gordura corporal total em ambos os sexos nas populações testadas, fornecendo assim uma classificação mais precisa em comparação ao tradicional IMC. Caso seja testado nas diversas populações ao redor do mundo, ela pode ser considerada um método padrão e global na estimativa do percentual de gordura corporal.
Palavras-chave: Antropometria. Adiposidade. Eficácia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.