Suplementação de vitamina D em pacientes oncológicos em cuidados paliativos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2289Resumo
Objetivo: avaliar os efeitos da suplementação da vitamina D em pacientes oncológicos sob cuidados paliativos. Métodos: foi realizada uma revisão integrativa através de um processo sistemático de seleção dos artigos nas bases de dados LILACS, COCHRANE e PUBMED. A fase de coleta dos dados ocorreu entre julho e novembro de 2020, e foram incluídos os trabalhos publicados em português, inglês e espanhol, entre os anos de 2000 e 2020, com resumos disponíveis nos bancos de dados informatizados selecionados e texto disponível na íntegra na internet ou fornecido pela fonte original. Como critérios de exclusão, definiram-se: os trabalhos que não se referiam à temática proposta; editoriais e cartas ao editor; ponto de vista; biografia; teses e dissertações. Foram definidos os seguintes descritores para busca: vitamina D, suplementação, cuidados paliativos e câncer. Resultados: a amostra foi composta por 10 artigos científicos. Foi observado que, de uma forma geral, a suplementação de vitamina D pode ter resultados positivos sobre a qualidade de vida, infecções, dor e uso de opioides. Também foi constatado que se trata de uma terapia bastante segura, com baixa incidência de efeitos adversos. Conclusão: a suplementação de vitamina D pode ser considerada uma terapia complementar segura e que pode trazer benefícios importantes a estes pacientes. A hipovitaminose D é bastante comum e pode ocasionar na piora da qualidade de vida e conforto do paciente oncológico em cuidados paliativos.
Palavras-Chave: Vitamina D. Cuidados Paliativos. Neoplasias. Nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.