Indicadores de qualidade em terapia enteral: aplicação e proposição de novos indicadores
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2474Resumo
Objetivo: Avaliar a Qualidade da Terapia Nutricional Enteral (TNE) prescrita aos pacientes internados em um hospital público e propor novos indicadores. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e prospectivo, cuja população foi composta por todos os pacientes adultos (≥ 18 anos) em uso de terapia nutricional enteral exclusiva internados em áreas críticas e não críticas em um hospital público de Sergipe. Os indicadores de qualidade em terapia nutricional enteral foram aplicados de acordo com o publicado pela International Life Sciences Institute-Brasil, além da proposição de novos indicadores.Resultados: Dentre os indicadores avaliados no semestre, os que se apresentaram mais distantes da meta foram: frequência de diarreia (54,3%), frequência de medida ou estimativa do gasto energético e necessidades proteicas (22,9%) e frequência de pacientes com hipoglicemia (34,3%). A utilização de indicadores de qualidade é de fundamental importância para avaliar eventos adversos relacionados a TNE. Conclusão: É necessário aplicar os novos indicadores propostos nesse estudo na prática de avaliação da qualidade da TNE para acumular experiência e definir suas metas.
Palavras-Chave: Terapia nutricional; Terapia Nutricional Enteral; Indicadores de Qualidade de Terapia Nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.