Consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de mortalidade: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2497Resumo
Introdução e objetivos: Alimentos ultraprocessados são determinados pelo nível de processamento. Existe uma relação entre seu consumo e diversos fatores de risco para doenças relacionadas a esses alimentos, como as cardiovasculares. Esses fatores podem corroborar o adoecimento e aumentar o risco de mortalidade da população adulta. O objetivo desta revisão sistemática foi verificar a contribuição do consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de mortalidade. Métodos: Por meio do PubMed, Scopus e Web of Science, foram pesquisadas sistematicamente em tais bases de dados científicas, estudos que examinam a relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de mortalidade até fevereiro de 2021. Resultados e Conclusão: A análise de evidências foi realizada por meio de ferramentas robustas para avaliar o risco de viés e a qualidade metodológica. Um total de cinco estudos foram incluídos. O consumo de alimentos ultraprocessados foi associado a um maior risco de mortalidade por todas as causas, proporcional ao seu consumo (nos maiores quartis de consumo, foram encontrados maiores riscos).
Palavras-chave: Alimentos Ultraprocessados, Consumo de Alimentos, Mortalidade, Revisão Sistemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.