Associação entre o perfil nutricional, via de alimentação e sintomas gastrointestinais de pacientes hospitalizados em cuidados paliativos
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2648Resumo
Objetivo: Identificar os sintomas gastrointestinais de pacientes hospitalizados em cuidados paliativos e relacionar ao estado nutricional e a via de alimentação utilizada. Método: Foram coletados dos prontuários dos pacientes, os dados demográficos, dados do estado nutricional, a via de alimentação e os sintomas gastrointestinais apresentados. Resultado: No total foram avaliados 44 prontuários de pacientes internados sob cuidados paliativos, no período de março a junho de 2021. A média de idade dos pacientes foi de 69,91 anos, destes, 52,27% eram do sexo feminino e 47,73% do sexo masculino. Em relação a classificação do estado nutricional, segundo o IMC, a maior incidência foi de pacientes com baixo peso (43,18%), seguida de eutróficos (36,36%). Quanto à terapia nutricional, 50% estavam recebendo alimentação via enteral e 29,55%, alimentavam-se pela via oral e cerca de 20,45% recebiam alimentação por via enteral associada à oral. Entre os sintomas gastrointestinais, as maiores incidências foram constipação (54,55%), anorexia (36,36%), diarreia (27,27%) e vômito (18,18%). Não houve associação significativa entre o estado nutricional e as manifestações gastrointestinais apresentadas. Houve associação significativa entre os sintomas e a via de alimentação, como a ausência de vômito (p = 0,0023), náusea (p= 0,0468) e hiporexia (p= 0,0113) e menor incidência de anorexia (p= 0,0003) em pacientes com alimentação por via enteral exclusiva. Conclusão: a presença de sintomas adversos devido as medicações utilizadas e progressão da doença, associadas ao estado nutricional é comum nessa população e há necessidade de novas pesquisas que possam contribuir para otimização das condutas dietoterápicas.
Palavras-chave: Cuidados paliativos. Estado nutricional. Terapia nutricional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.