Manejo da diarreia em pacientes adultos hospitalizados submetidos à terapia nutricional enteral: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2724Resumo
Considerando que a diarreia é uma complicação multifatorial e de difícil controle frequentemente identificada em pacientes hospitalizados submetidos à Terapia Nutricional Enteral (TNE), o objetivo desse estudo foi revisar na literatura disponível, evidências científicas sobre estratégias para o manejo da diarreia em pacientes adultos hospitalizados e submetidos à TNE. Trata-se de uma revisão integrativa realizada em seis etapas no período de março a dezembro de 2021. A pesquisa foi conduzida através de busca eletrônica por artigos científicos sem restrição de data, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) que abrange 126 bases de dados. As etapas seguintes foram constituídas pela categorização e avaliação dos estudos, interpretação dos resultados e síntese do conhecimento. A busca resultou inicialmente em um total de 596 estudos e 95 resumos foram selecionados, 25 foram submetidos à análise crítica do texto completo, e nove desses artigos foram incluídos para extração de dados. Os resultados dos estudos sugerem que embora existam diversas causas de diarreia em pacientes hospitalizados, o manejo consistente dessa complicação na maioria dos casos, pode ser melhorado com o uso de um protocolo sistematizado, com início precoce da alimentação enteral administrada por infusão contínua ou intermitente preferencialmente em 24 horas, e uso de fórmula padrão enriquecida com fibras solúveis e/ou probióticos e Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols (FODMAP’s). No entanto, ainda há lacunas na literatura sobre recomendações conclusivas em populações específicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.