Obesidade e absorção de vitamina D: como compreender essa relação?
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2798Resumo
A obesidade é considerada uma desordem nutricional globalmente prevalente, com consequentes efeitos econômicos, psicossociais e clínicos. Obesidade e baixo nível de vitamina D alcançaram patamares elevados ao redor do mundo e pesquisas ligando esses dois problemas de saúde pública aumentaram nos últimos anos. Essa revisão bibliográfica integrativa visa compreender as possíveis causas de baixos níveis de vitamina D em obesos. A busca de artigos científicos foi realizada nos idiomas português, espanhol, italiano e inglês, com estudos publicados de 2011 a 2021. Os dados sugerem que a obesidade e os baixos níveis de vitamina D estão mais relacionados ao fato de a vitamina D ser sequestrada pelo tecido adiposo. Assim, quanto mais adipócito, mais vitamina D estocada, reduzindo a sua biodisponibilidade sérica. Outra hipótese é a diluição volumétrica, onde uma quantidade maior de vitamina D deve ser depositada para saturar a grande massa de tecido adiposo que acaba servindo como reservatório de vitamina D. A perda de peso poderia ser uma aliada no aumento dos níveis de vitamina D sérica, mas ainda não se sabe se a suplementação de vitamina D seria capaz de aumentar seus níveis séricos. Os resultados dessa revisão indicam que o manejo nutricional para obesidade, incluindo melhoria de parâmetros hormonais, resposta à glicemia, modulação de microbiota intestinal, mudança na composição corporal com redução da gordura corporal, parece ser a principal estratégia para o alcance de níveis adequados de vitamina D.
Palavras-chave: Vitamina D. Obesidade. Absorção. Deficiência de vitamina D.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.