A dieta restrita como fator interveniente na adesão ao tratamento para perda de peso
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2853Resumo
Objetivo: Identificar os aspectos do plano alimentar; na forma de dieta restrita, que levam ao abandono do tratamento nutricional para perda de peso. Métodos: O presente estudo de natureza qualitativa, foi desenvolvido com indivíduos adultos com excesso de peso, os quais abandonaram, precocemente, seus tratamentos nutricionais para perda de peso. Por meio de entrevista, os participantes foram questionados sobre os motivos que os levaram a tal atitude. Resultados: A análise do conteúdo das entrevistas destacou o tema ligado à categoria “Dieta restrita”. Nesta perspectiva verificou-se, de fato, a importância do plano alimentar prescrito. A restrição alimentar foi vista como algo que desestimula a persistência no tratamento. Percebe-se que a alimentação indicada ao indivíduo é também fator preponderante para a permanência no tratamento. Conclusão: O plano alimentar, na forma de dieta restrita, mostrou-se como fator complicador para a permanência dos indivíduos em seus tratamentos, o que pode gerar o abandono da terapêutica.
Palavras-chave: Perda de peso. Adesão ao tratamento. Terapia nutricional. Dieta. Participação do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.