Composição nutricional do cardápio de uma instituição de longa permanência de idosos maiores de 70 anos em Ponta Grossa / PR.

Autores

Palavras-chave:

Análise, Cardápio, Macronutrientes, Micronutrientes, Necessidades Nutricionais,

Resumo

Em 2025, o Brasil ocupará o 6º lugar no ranking mundial com maior população idosa do mundo, sendo que o Estado e as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) ajudam as famílias a tomarem conta dos idosos. O objetivo do trabalho foi avaliar a composição nutricional do cardápio oferecido para os idosos institucionalizados, analisando as quantidades necessárias de macronutrientes e micronutrientes, segundo as Dietary Reference Intakes (DRIs) para esta faixa de idade. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, analítica e qualitativa de avaliação de quatro semanas do cardápio do mês de maio de uma ILPI de Ponta Grossa-PR. Foram analisados todos os alimentos ofertados diariamente em todas as refeições. A média do valor energético semanal ficou abaixo do recomendado pela DRIs. A distribuição de carboidratos, lipídios totais, proteínas e ômega 3 e 6 encontrou-se dentro do recomendado (exceto ômega 6 para mulheres), já os minerais ferro e zinco, ultrapassaram as recomendações das DRIs. Além disso, as fibras e o magnésio ficaram abaixo do recomendado para os homens e também o cálcio para ambos os sexos. A Vitamina A estava dentro do recomendado para mulheres e apenas em uma semana ficou abaixo para os homens. A oferta do cardápio que compõe a dieta geral estava suficiente para atingir quase todas as recomendações nutricionais para este grupo em estudo. Recomenda-se maior oferta especialmente de alimentos ricos em fibras, cálcio e magnésio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Aparecida Taver de Jesus, Faculdades Ponta Grossa

Área da Nutrição geriátrica.

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. Rio de Janeiro (RJ), 2000. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/censo2000_populacao> Acesso em 10 fev. 2016.

MENEZES, M. F. C.; TAVARES, E. L.; SANTOS, D, M.; TARGUETA, C. L.; PRADO, S. D. Alimentação saudável na experiência de idosos. Rev. Bras. Geriatri, n.34, v.3, p.17-30. 2010.

CAMARANO, A. A.; KANSO, S. As instituições de longa permanência para idoso no Brasil. Rev. Brasileira de Est. Popul, v.27, n.1. 2010.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 283 de 26 de setembro de 2005. Dispõe sobre o art. 11, inciso IV (ANVISA). D.O.U., Brasília, DF, 22 de dezembro de 2000. Disponível em

< http://sbgg.org.br/wpcontent/uploads/2014/10/rdc--283-2005>. Acesso em 10 de fev. 2016.

CHAIMOWICZ, F.; GRECO, D. B. Dinâmica de institucionalização de idosos em Belo Horizonte, Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo. v.33, n.5, p.1-11. 1999.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Jesus, M. A. T. de, & Szczerepa, S. B. (2018). Composição nutricional do cardápio de uma instituição de longa permanência de idosos maiores de 70 anos em Ponta Grossa / PR. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 8(2), 27–36. Recuperado de https://rasbran.emnuvens.com.br/rasbran/article/view/519

Edição

Seção

Artigos Originais