Critical Collaboration in Food and Nutrition Education in Schools: A Methodological Strategy for Teacher Training

Autores

  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Virgínia Campos Machado Federal University of Bahia
  • Luciana Neri Nobre Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri
  • Elvira Maria Godinho Aranha Pontifical Catholic University of São Paulo
  • Nadja Maria Gomes Murta Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri
  • Agnes Maria Gomes Murta Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri
  • Ana Carolina Souza SILVA Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Educación Alimentaria y Nutricional, Food and Nutrition Education, Capacitação de Professores, Formación del Professorado, Teacher Training, Ensino Fundamental, Educación Primaria, Education, Primary.

Resumo

Objectives: Provide teacher training focusing on the development of Food and Nutrition Education (FNE) strategies for elementary schools based on critical collaboration. Methods: This is an intervention research based on Sociohistorical Psychology and Critical Collaborative Research (CCR). These theoretical frameworks are characterized by the shift in the perspectives of neutrality and by the commitment to produce knowledge through first-hand lived experience not only to describe it but also to modify it. Fifteen elementary school teachers and four pedagogical supervisors from three municipal schools of the city of Diamantina, Minas Gerais state, Brazil participated in the FNE teacher training program. Results: The development of the FNE teacher training program included eight reflective sessions that were carried out during the year 2015, in which the concept of FNE was discussed. Moreover, the analysis of the curriculum matrix was carried out enabling the teachers to identify the programmatic contents in which they could plan teaching activities including FNE in an interdisciplinary manner in different school grades, according to the level of difficulty in including it. The reflective sessions were carried by a team of researchers with different backgrounds and interests in the fields of Nutrition, Psychology, and Education. Conclusions and Implications: The reflective sessions contributed to the collective construction of knowledge on how to promote healthy eating in schools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora do departamento de Nutrição da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Atualmente pesquisa sobre a Formação de professores do ensino fundamental de escolas públicas sobre Educação Alimentar e Nutricional.

Virgínia Campos Machado, Federal University of Bahia

Phd. School of Nutrition. Department of Sciences of Nutrition. Federal University of Bahia

Luciana Neri Nobre, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Phd. Department of Nutrition, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri.

Elvira Maria Godinho Aranha, Pontifical Catholic University of São Paulo

Phd. Department Educational Psychology. Pontifical Catholic University of São Paulo

Nadja Maria Gomes Murta, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Phd. Department of Nutrition, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri,

Agnes Maria Gomes Murta, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Phd. Department of Nutrition, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Ana Carolina Souza SILVA, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Master. Department of Nutrition, Federal University of Vales of Jequitinhonha and Mucuri

Referências

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: O Ministério; 2012. 68p.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2014.

Brasil. Ministério da Saúde; Organização Pan-americana de Saúde. Escolas Promotoras da Saúde: uma experiência do Brasil. Brasília,DF: Ministério da Saúde, 2007. 304p. (Promoção da Saúde, 6).

Ramos FP, Santos LAS, Reis ABC. Educação alimentar e nutricional em escolares: uma revisão de literatura. Cad. Saúde Pública 2013; 29: 2147-61.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: A Secretaria; 1997; 126p.

Brasil. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo. Resolução nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário Oficial da União. Diário Oficial da União 18 jun 2013; Seção 1. Disponível em http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/4620-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26,-de-17-de-junho-de-2013.

Magalhães MCC. A Pesquisa Colaborativa em Linguística Aplicada. In: Fidalgo SS; Shimoura AS, organizadores. Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor; 2007.

Bock AM, Gonçalves MGM, Furtado O., organizadores. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia; 2011: 17-18.

Magalhães MCC. O Método para Vigotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: Schettini RHS, Damianovic MC, Hawi MM, Szundy PTC, organizadores. Vygotsky: uma revista no início do século XXI. São Paulo: Andross; 2009: 53-73.

Magalhães MCC. Por uma prática crítica de formação contínua de educadores. In: Fidalgo SS, Shimoura AS, organizadores. Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor; 2000: 94-5.

Vigotski LS. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes; 2003: 77-86.

Ninin MOG. Pesquisa e formação na perspectiva crítico-colaborativa. In: Magalhães MCC, Fidalgo SS., organizadores. Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras; 2011: 95-118.

Magalhães MCC. Vygotsky e a Pesquisa de Intervenção no Contexto Escolar: a Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol. In: Liberalli FC, Mateus E, Damianovic MC., organizadores. A teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: Recriando realidades sociais. Campinas, SP: Pontes; 2012: 13-26.

González Rey F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade - Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2005: 45-46.

Desgagné S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Rev Educ Quest 2007; 29: 7-35.

Franco MAS. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educ and Pesq 2005; 31:483-502.

Vigotski LS. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 2010.

Freitas MTA. A Abordagem Sócio-Histórica como Orientadora da Pesquisa Qualitativa. Cad Pesqu 2002; 116: 21-39.

Brasil. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm.

Brasil. Lei n.13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

Freitas MTA. A Abordagem Sócio-Histórica como Orientadora da Pesquisa Qualitativa. Cad Pesqu 2002; 116: 21-39.

Brasil. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm.

Brasil. Lei n.13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Silva, M. de F. G. da, Machado, V. C., Nobre, L. N., Aranha, E. M. G., Murta, N. M. G., Murta, A. M. G., & SILVA, A. C. S. (2018). Critical Collaboration in Food and Nutrition Education in Schools: A Methodological Strategy for Teacher Training. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 9(2), 52–59. Recuperado de https://rasbran.emnuvens.com.br/rasbran/article/view/835

Edição

Seção

Temática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)