Consumo da alimentação escolar e qualidade da dieta de escolares
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2020.1377Resumo
Objetivo: Verificar associação entre consumo da alimentação escolar e ingestão de nutrientes e qualidade da dieta em escolares da cidade de São Leopoldo. Métodos: Análise transversal com dados de crianças de 7 a 8 anos. Foram realizados dois recordatórios de 24 horas para a ingestão de nutrientes. O consumo de alimentos ultraprocessados e o Índice de Alimentação Saudável (HEI) foram avaliados a partir desse instrumento. As crianças foram questionadas quanto a origem do (s) lanche (s) realizado (s) na escola: se levado de casa, comprado na cantina ou a alimentação oferecida pela escola. Resultados: Dados de 313 crianças foram analisados e observou-se que 32,6% consumiam a alimentação escolar exclusivamente. Em comparação com os demais grupos, o que consumiu exclusivamente a alimentação escolar obteve maior consumo de fibras (p=0,017), menor consumo de ultraprocessados e menor percentual de energia vindo desse tipo de alimento (p<0,001). A média da pontuação do HEI foi maior (p=0,041) e a prevalência de dieta pobre foi menor (p=0,027) entre os que consumiam a alimentação escolar. Conclusão: As crianças que consumiram exclusivamente a alimentação escolar apresentaram melhor qualidade da dieta, menor consumo de alimentos ultraprocessados e maior consumo de fibras e proteína em relação as que trouxeram o lanche de casa, adquiriram na cantina ou consumiram lanches de mais de uma origem.
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