Segurança alimentar e nutricional: percepções de coordenadores de cursos de nutrição
Palavras-chave:
Ensino Superior, Nutrição, Direito humano, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, DIREITOS HUMANOSResumo
Apresenta-se a compreensão de coordenadores de cursos de nutrição sobre segurança alimentar e nutricional, direcionando as discussões para a formação do nutricionista comprometida com esta questão. Realizou-se estudo qualitativo por meio de entrevista com 22 coordenadores de cursos de nutrição do município de São Paulo. A metodologia de análise foi o discurso do sujeito coletivo. Foram encontradas duas ideias centrais (IC) nos depoimentos dos coordenadores. A IC A enfatizou o direito humano à alimentação adequada como principal aspecto da segurança alimentar e nutricional, reconhecendo, portanto, a alimentação enquanto um direito. A IC B destacou o acesso ao alimento e outras preocupações com conhecimentos mais técnicos da nutrição, como a produção de alimentos, qualidade nutricional e higiênico-sanitária e educação nutricional. A formação dos egressos destes cursos pode estar sendo influenciada por este cenário acadêmico.
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