Tipos de corantes presentes em rótulos de iogurtes: estudo exploratório descritivo
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2024.3167Resumo
Objetivo: Identificar os tipos de corantes presentes em iogurtes e descrever os efeitos destes compostos na saúde do consumidor. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo- observacional, no qual foram coletadas informações de 92 rótulos de iogurtes convencionais, diet e light, disponíveis em 3 supermercados da cidade de Barbacena, Minas Gerais. Os rótulos foram analisados para identificar os corantes presentes na lista de ingredientes. Resultados: Do total da amostra avaliada, correspondente a 12 marcas distintas, foram identificados 9 corantes sendo: 5 naturais, 2 sintéticos idênticos aos naturais e 2 artificiais. A predominância nos rótulos analisados foi de corantes naturais e dentre esses, o carmim de cochonilha foi o mais encontrado (n=42; 45,65%), seguido do urucum (n=20; 21,74%). Os corantes sintéticos idênticos aos naturais e os artificiais foram encontrados em menor quantidade, estando presentes em 3,26% e 4,35% dos rótulos analisados, respectivamente. Do total de rótulos avaliados, 32,61% não apresentaram esta classe de aditivos alimentares. Conclusão: Os corantes artificiais, quando consumidos em excesso, têm gerado grande preocupação devido aos riscos de efeitos deletérios à saúde dos consumidores que, por sua vez, vêm buscando por uma alimentação mais saudável e nutritiva. Desse modo, a indústria alimentícia busca cada vez mais alternativas onde os corantes sintéticos são substituídos pelos naturais, que proporcionam menor risco à saúde, como descrito nos resultados do presente estudo.
Palavras-chave: Aditivos Alimentares. Corantes de Alimentos. Iogurte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.