Ações de promoção da alimentação saudável no primeiro ano de vida em Macaé

Autores

  • Jane de Carlos Santana Capelli UFRJ - Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Camilla Medeiros Macedo da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Flavia Farias Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Vanessa Schottz Rodriguees Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Maria Fernanda Larcher de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Naiara Sperandio Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Luana Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Márcia Regina Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Caroline Gomes Latorre Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Alice Bouskelá Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Palavras-chave:

Alimentação Saudável, Aleitamento Materno, Promoção da Saúde, Criança

Resumo

O estudo visa descrever as experiências de graduandos dos cursos de Nutrição e Enfermagem, participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Brasil, nas ações de promoção da alimentação saudável no primeiro ano de vida. Realizou-se um relato de experiências a partir da abordagem de educadores (cinco bolsistas e dois voluntários, graduandos de dois cursos da área da saúde) de um projeto extensionista, que organizaram e executaram três ações educativas: minicurso, oficina e sala de espera, entre 2016-2017; voltadas a comunidade em geral, acadêmicos de graduação, usuários e profissionais da saúde de unidades de saúde de Macaé (educandos). Foram realizadas duas reuniões, utilizando-se a roda de conversa como estratégia para a construção da prática dialógica, nas quais os educadores apresentaram suas experiências vivenciadas nas três ações. Ao analisar os relatos, observaram-se quatro palavras chaves, com suas respectivas ideias centrais: expectativas [quanto ao tipo de estratégia de educação alimentar e nutricional (minicurso, oficina, sala de espera) e receptividade dos participantes]; conhecimento (entendimento do tema e as principais dúvidas dos participantes); formação profissional (aquisição de experiências tanto no âmbito pessoal como profissional); avaliação das atividades (quanto aos objetivos alcançados). As experiências vivenciadas pelos educadores permitiram o diálogo, o aprendizado e a troca de conhecimentos e saberes acerca da alimentação no primeiro ano de vida com os educandos das ações educativas. A oficina foi a melhor estratégia de educação alimentar e nutricional para a promoção da alimentação no primeiro ano de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane de Carlos Santana Capelli, UFRJ - Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Camilla Medeiros Macedo da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Nutrição e Dietética

Flavia Farias Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Vanessa Schottz Rodriguees, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Maria Fernanda Larcher de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Nutrição Clínica

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Luana Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Márcia Regina Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Saúde Coletiva

Caroline Gomes Latorre, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Alice Bouskelá, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição, Nutrição e Dietética

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 184 p. (Cadernos de Atenção Básica, 23).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos: um guia para o profissional da saúde na atenção básica. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 60 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Pactos pela Saúde 2006, 7).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 152 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Brasil. Ministério da Saúde. ENPACS: Estratégia Nacional Para Alimentação Complementar Saudável: Caderno do Tutor. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 108 p. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).

Boccolini CS, Boccolini, PMM, Monteiro FR, Venâncio SI, Giugliani ERJ. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Rev. Saúde Pública. 2017; 51: 108.

Flores TR, Nunes BP, Neves RG, Wendt AT, Costa CS, Wehrmeister FC, Bertoldi AD. Consumo de leite materno e fatores associados em crianças menores de dois anos: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Cad. Saúde Pública. 2017; 33(11).

Silva GAP, Costa KAO, Giugliani ERJ. Alimentação infantil: além dos aspectos nutricionais. J. Pediatr. (Rio J.). 2016;92(3, Supl 1): 2-7.

Andrew N, Harvey K. Infant feeding choices: experience, self-identity and lifestyle. Matern. Child. Nutr. 2011; 7: 48-60.

Freitas DA, Sousa AA, Jones KM. Development, income transfer strategies, and the Nutritional Transition in Brazilian children from a rural and remote region. Rural and Remote Health. 2014; 14(1): 1-6.

Schincaglia RM, Oliveira AC, Sousa LM, Martins KA. Práticas alimentares e fatores associados à introdução precoce da alimentação complementar entre crianças menores de seis meses na região noroeste de Goiânia. Epidemiol. Serv. Saúde. 2015; 24(3): 465-74.

Popkin BM. Sugary beverages represent a threat to global health. Trends Endocrinol. Metab. 2012; 23(2): 591-93.

Nascimento VM. Educação alimentar e nutricional: percepção de professores, coordenadores pedagógicos e nutricionistas. São Paulo. Dissertação [Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde] – Universidade Federal de São Paulo. Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde; 2016.

Moreira AF, Pedrosa JG, Pontelo I. O conceito de atividade e suas possibilidades na interpretação de práticas educativas. Rev. Ensaio. 2011; 13(3): 13-29.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2008. 61 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Moura AF, Lima MG. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Temas em Educação. 2014; 23(1): 98-106.

Spink MJ, Menegon VM, Medrado B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicol. Soc. 2014; 26(1): 32-43.

Trevisan LN, Junqueira LAP. Construindo o “Pacto de Gestão” no SUS: da descentralização tutelada à gestão em rede. Ciênc. Saúde Coletiva. 2007; 12(4): 893-902.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio À Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. 160 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Pereira S, Capelli JCS, Abrahão AL, Anastacio A. A experiência do uso da aprendizagem baseada em projetos como metodologia ativa no programa de educação pelo trabalho para a saúde na aprendizagem da prática profissional. Demetra. 2017; 12(4): 881-98.

Bezerra AAC, Santos DE, Andrade LN. Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética. ECCOS Revista Científica. 2014; 33: 109-24.

Delors J. Os 4 pilares da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez; 2003

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; 2011. 150 p.

Casemiro JP. Cultura, participação e educação popular e saúde: a educação alimentar e nutricional como lugar de encontro na escola. Rio de Janeiro. Tese [Doutorado em Ensino em Ciência da Saúde] – Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2013

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. 68 p.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Capelli, J. de C. S., Rocha, C. M. M. da, Braga, F. A. de M. N., Lima, F. F., Rodriguees, V. S., Almeida, M. F. L. de, … Bouskelá, A. (2018). Ações de promoção da alimentação saudável no primeiro ano de vida em Macaé. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 9(2), 9–16. Recuperado de https://rasbran.emnuvens.com.br/rasbran/article/view/793

Edição

Seção

Temática