Tenda Josué de Castro - uma homenagem a um dos precursores do debate sobre Fome e Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no mundo
Palavras-chave:
Conhecimento popular e científico, Segurança Alimentar e Nutricional, rodas de conversa, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, CULTURA POPULAR, FOME, FATORES SOCIOECONÔMICOS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE/métodosResumo
A Tenda Josué de Castro tem o objetivo de resgatar a memória do precursor dos estudos sobre a Fome, Segurança Alimentar e Nutricional, e do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil e no mundo, Josué de Castro. Além disso, visa aprofundar a discussão desta temática à luz do próprio autor, e da participação dos movimentos sociais, unindo conhecimento popular ao científico. A Tenda Josué de Castro foi criada durante a organização do XXI Congresso Brasileiro de Nutrição em Joinville/SC no ano de 2010, encontra-se atualmente em sua 15ª edição. Baseada em metodologia de Educação Popular, entre as quais pressupõe o seu formato em roda, propicia a construção de novas espaços frente às concepções científicas dos congressos que envolvem a alimentação e nutrição. Este artigo relata as concepções metodológicas da Tenda Josué de Castro, os espaços que a compõem e ainda as construções que foram possíveis por meio desta proposta.
Downloads
Referências
ALVES R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 18 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
FREIRE P.; MACEDO D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. OLIVEIRA LL. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
RAMOS C, MATIELO E, MACHADO NMV. Tenda Josué de Castro: Construindo Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. Revista Nutrícias. 2012; 15(1): 36-39
FREIRE M. Educador Educador Educador. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.
CASTRO J. O Livro Negro da Fome. São Paulo: Editora Brasiliense, 1957.
ALVES R. O infinito na palma da sua mão: o sonho divino ao nosso alcance. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.
CASTRO J. O ciclo do caranguejo. São Paulo: Platéia, 1935.
RODRIGUES N. Josué de Castro – por um mundo sem fome. São Paulo:Mercado Livre, 2004.
CASTRO J. Fragmento de poesia. 1928. [Internet]. Projeto Memórias. Fundação Banco do Brasil [acesso 2013 mar 18] Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/JosuedeCastro
CASTRO J. Geografia da Fome: O Dilema Brasileiro - Pão ou Aço. 9. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008.
LIMA ES. Mal da fome e não de raça: genese, constituição e ação política da educação alimentar – Brasil 1934-1946. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000.
CASTRO J. Geopolítica da Fome. Rio de Janeiro: Casa do Estudante Brasileiro, 1951.
VASCONCELOS EM. Educação Popular um jeito de conduzir o processo educativo. In.: VASCONCELOS EM., CRUS PJC. Educação Popular na Formação Universitária: reflexões com base em uma experiência. João Pessoa, PB: Editora UFPB; São Paulo: Hucitec, 2011.
FREIRE P., HORTON M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
FREIRE P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
OSTETTO LE. Na dança e na educação: o círculo como princípio. [Internet] Educação e Pesquisa. 2009; 35(1): 165-176, jan./abr. [acesso 2013 dez 08] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a12v35n1.pdf
FREIRE P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários a prática educativa. 2º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.
SOUZA AI.(org). Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
FREIRE P., SHOR I. Medo e Ousadia: cotidiano do professor. 4º ed. Trad. LOPES, A. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE P. A educação na cidade. 7º ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE P., FREIRE AM. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
RAMOS C, MACHADO NMV, MATIELO E, SHOTT E, FACHINI MT, PINTO AR, MACHADO MS, MAGNANTI NJ. Tenda Josué de Castro: reflexão e ação acerca do direito humano à alimentação adequada, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional. In: Anais World Nutrition Rio 2012: Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro, RJ: ABRASCO - UERJ; 2012.
CANEVACCI M. Sincrétika: explorações etrnográficas sobre artes contemporâneas. Trad. MENEGUELLO, HC. São Paulo: Studio Nobel, 2013.
VIEIRA F. A Experiência Educativa Na Formação Inicial De Professores. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME. [Internet] 2013; 8(2): 592-619, mai./ago. [acesso 2014 jan 15] Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/3348-12897-2-PB.pdf
BONETTI OP., PEDROSA JIS., SIQUEIRA TCA. Educação popular em saúde como política do Sistema Único de Saúde. Revista Atenção Primária em Saúde. [Internet] 2011; 14(4): 397-407. [acesso 2013 dez 12] Disponível em: http://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/viewFile/1607/551
CONBRAN. Carta da Tenda Josué de Castro. Joinville/SC: Anais do XXI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2010.
ESPIRAL DO TEMPO. Nova Escola. 2002; 154(1): 38-39.
GOULART CMA. Oralidade, escrita e letramento. In.: CARVALHO, MAF.; MENDONÇA, RH. (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.